terça-feira, 25 de maio de 2010

Shanghai Expo 2010

Tive o grande privilégio de conhecer a exposição mundial no primeiro dia de abertura ao público. O acesso super fácil, a partir do metrô de "Madang Lu" pois mais ou menos como nas Olimpíadas, eles destinaram uma linha só para a admissão ao parque.

A impressão que tive é que tudo é muito grande, bem distribuído, mas um tanto cansativo. As filas são quilométricas! Ouvi alguém dizer que passou 4 horas na fila para entrar no pavilhão do Japão, por exemplo.

Quando fui, fiz uso de um passe que me permitiria evitar a fila, mas vale dizer que o pavilhão em questão poderia aceitar ou não. Dito isso, EU AMO PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO! A maioria deles aceitaram que eu entrasse sem pegar fila, numa boa. Mas países como Japão, Alemanha, França, Austrália, Arábia Saudita (Canadá e Estados Unidos, nem tentei), negaram a minha entrada com o passe, o que não me surpreendeu já que eram os mais concorridos. Bom, eu não ia perder meu precioso tempo naquelas filas gigantescas e me aventurei pelos que me aceitaram. Entre a lista dos que visitei estão: Brasil, Chile, Coréia do Sul, Bélgica, Irlanda, Espanha, Itália, Rússia (que horror é aquilo??), Angola (tem um cineminha 4D bem divertido), Colômbia, Portugal, Argentina, Polônia, entre outros. Cada continente tem um palco para apresentações artísticas, e na américa, vi alguns shows de grupos mexicanos. Vi no Jornal voltando para Pequim que em breve Carlinhos de Jesus também irá se apresentar, representando o Brasil.

Devo voltar à Xangai mais algumas vezes até o término da exposição que durará 6 meses, então vou tentar visitar os pavilhões que não fui. Acreditam que para entrar no pavilhão da China tem que reservar com antecedência? Aí fica difícil. Não sei se iria a Xangai só pela exposição, mas estando lá vale dar uma passadinha.

Em tempo: Xangai é uma cidade charmosa e muito mais movimentada que Pequim, mas não trocaria a calmaria daqui pelo glamour de lá. Xangai para passear e Pequim para morar. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário